Home Notícias Alerta
16/04/2024
Para aliviar ocupação de leitos, Secretarias vão intensificar Ações Educativas no Trânsito
Para aliviar ocupação de leitos, Secretarias vão intensificar Ações Educativas no Trânsito
A Secretaria da Segurança Pública promoverá ações educativas e ostensivas com reforço do policiamento nas ruas buscando reduzir o número de acidentes de trânsito. Enquanto isso, a Secretaria da Saúde vai adequar o fluxo de atendimento nos hospitais e UPAs em todo o Paraná. As duas medidas vão ajudar a estabilizar a ocupação dos leitos hospitalares.A Secretaria da Segurança Pública promoverá ações educativas e ostensivas com reforço do policiamento nas ruas buscando reduzir o número de acidentes de trânsito nos próximos dias. Enquanto isso, a Secretaria da Saúde vai adequar o fluxo de atendimento nos hospitais e UPAs em todo o Paraná. As duas medidas vão ajudar a estabilizar a ocupação dos leitos hospitalares diante do aumento dos chamados casos de trauma – entre 1º de janeiro e 15 de abril de 2023, foram 13,4 mil ocorrências no Estado, e no mesmo período deste ano, 14,7 mil.
O tema foi discutido nesta segunda-feira (15) em uma reunião entre o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e o secretário de Saúde, Beto Preto, para os ajustes finais antes do lançamento da Operação Unidos pela Saúde e Paz no Trânsito, que deve contar também com representantes municipais e federais. O objetivo principal é buscar soluções eficazes para reduzir os acidentes de trânsito, principalmente na Capital, que já registrou 7,9 mil vítimas de acidentes no primeiro semestre do ano.

“Esta integração entre as secretarias tem como objetivo a redução dos acidentes de trânsito e, consequentemente, das fatalidades. As forças de segurança estão implementando campanhas educativas e medidas repressivas para responsabilizar aqueles que negligenciam suas obrigações nas vias. Hoje reunimos diversas autoridades da segurança e saúde para trabalhar de forma colaborativa”, explicou Teixeira.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para aumentar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito e da prevenção de acidentes, pouco antes do Maio Amarelo, mês dedicado ao tema. Isso inclui a realização de campanhas educativas, a fiscalização mais rigorosa das leis de trânsito e o fortalecimento das medidas de segurança.

A operação também visa incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir.

Beto Preto disse a ação é uma medida fundamental para aliviar a rede hospitalar, agilizando o tempo e capacidade de resposta dos hospitais. “Essa é uma ação que traz diversos benefícios para a rede hospitalar, uma vez que permite diminuir a demanda e a ocupação de leitos por traumas. Vamos realizar um trabalho integrado entre as Regionais de Saúde e os agentes policiais para promover não somente a segurança, mas incentivar também a conscientização coletiva. São acidentes evitáveis e as medidas irão contribuir para salvar vidas”, avaliou o secretário.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) atuará em ações com foco em motociclistas. “Os motociclistas envolvidos em sinistros de trânsito estão bastante vulneráveis. A ação conjunta entre o Estado, município e órgãos federais visa a sensibilização da importância do tema”, disse o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

PRESENÇA – Estiveram presentes na reunião o diretor-geral da Secretaria da Saúde, César Neves; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiro do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Cesar Oliveira; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Batistela; e o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior.
Compartilhe:
Para aliviar ocupação de leitos, Secretarias vão intensificar Ações Educativas no Trânsito
Para aliviar ocupação de leitos, secretarias vão intensificar ações educativas no trânsito
https://www.vivercuritibapr.com.br/noticia/295/para-aliviar-ocupao-de-leitos-secretarias-vo-intensificar-aes-educativas-no-trnsito