Home Notícias Jornalismo
28/02/2025
“No label look”, efeito transparente em rótulos segue em alta em 2025
“No label look”, efeito transparente em rótulos segue em alta em 2025
Ideal para marcas que querem transmitir transparência, confiança e qualidade, as soluções autoadesivas que apresentam este efeito agregam versatilidade e reforçam o apelo visual sofisticado, além de impulsionar a sustentabilidade em diferentes níveis
São Paulo, fevereiro de 2025 – Em busca da diferenciação em gôndola e aprimoramento da experiência do consumidor, por meio de uma comunicação cada vez mais direta, a busca por embalagens com rótulos e etiquetas que otimizem essa jornada é uma constante das marcas. E nesse sentido, o apelo minimalista, que segue em alta em 2025, está também presente no universo da embalagem, em soluções que carregam o conceito “clear on clear”. Também conhecido como “no label look”, trata-se de um efeito transparente que chama atenção por alinhar sofisticação e simplicidade, e faz com que o rótulo “desapareça”, dando a impressão de que os elementos gráficos estão diretamente estampados na embalagem, o que destaca o produto e sua qualidade.

imagem

De acordo com Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison Brasil, companhia líder mundial em soluções autoadesivas para rótulos e etiquetas, a transparência e a presença reduzida de elementos visuais na embalagem permitem que o produto seja o verdadeiro destaque e ganhe um apelo visual elegante e premium. São rótulos que transmitem exclusividade e requinte ao consumidor de diferentes segmentos, desde itens cosméticos e de cuidados pessoais, como xampus, maquiagens e hidratantes, até alimentos, bebidas artesanais e destilados.

imagem

“Rótulos e etiquetas com efeito ‘no label look’ permitem que o design aplicado à embalagem coloque o produto no centro das atenções e consiga demonstrar fielmente o que é ofertado, sua qualidade e os valores da marca, o que também aumenta a margem de confiança do consumidor e reforça os atributos de elegância adotados pela indústria. Este recurso tem sido amplamente utilizado pelo nicho de produtos mais sofisticados, principalmente em virtude desse aspecto elegante e minimalista, ambos em alta, proporcionando vantagens ao mercado varejista e agregando valor ao consumidor. De modo geral, o estilo ‘no label look’ é uma tendência que veio para ficar e deve se fazer presente em cada vez mais setores da cadeia produtiva”, aponta a executiva.

imagem

Promoção da sustentabilidade em diferentes níveis

As soluções autoadesivas são, por si só, uma ferramenta que impulsiona a eficiência operacional, melhora a durabilidade da embalagem e permite a personalização exclusiva dos produtos que serão ofertados ao consumidor. Contudo, ao optar por soluções “no label look”, ou seja, rótulos autoadesivos transparentes - principalmente quando combinadas com um adesivo com tecnologia especial, que auxilie na manutenção desta transparência, e com o liner (r)PET - é possível atender requisitos sustentáveis e de produtividade em diferentes níveis, já que as estruturas são visivelmente de menor espessura.

“Quando esses filmes são combinados com o adesivo acrílico e liner (r)PET da Avery Dennison, a solução atinge níveis ainda mais altos de sustentabilidade. Este tipo de liner conta com 30% de conteúdo reciclado, proveniente de resíduos de garrafas PET pós-consumo, o que promove também a economia circular”, comenta Keyse.

O processo de fabricação do rótulo com BOPP transparente, adesivo resistente ao esbranquiçamento e liner rPET, é capaz de reduzir o uso de água, de energia e das emissões de carbono. “Com isso, a solução se torna uma escolha estratégica para empresas que entenderam a importância de gerar impactos positivos em suas operações e de oferecer produtos cada vez mais tecnológicos e inovadores a um mercado que segue em constante evolução, sem impactar no design e na aparência do produto”, conclui Keyse.

Sobre a Avery Dennison

A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital. Através da tagline, Making Possible™, desenvolvemos produtos e soluções que impulsionam os setores em que atuamos, oferecendo soluções de branding e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de suprimentos, reduzem os desperdícios e promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e criam uma melhor conexão entre marcas e consumidores. Projetamos e desenvolvemos materiais para rótulos e aplicações funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), softwares que conectam o físico ao digital e soluções que aprimoram embalagens de marca e exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendemos diversos setores em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo, e-commerce, logística, alimentos e supermercados, farmacêutico e automotivo. Contamos com aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Em 2024, nossas vendas reportadas foram de US$ 8,8 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com
Compartilhe:
“No label look”, efeito transparente em rótulos segue em alta em 2025
Ideal para marcas que querem transmitir transparência, confiança e qualidade
https://www.vivercuritibapr.com.br/noticia/398/no-label-look-efeito-transparente-em-rotulos-segue-em-alta-em-2025